From Ashes to Ashes // 3 anos depois...

October 15, 2020  •  Leave a Comment

Havia vários tópicos que gostava de falar este mês, mas tendo em conta o dia de hoje, decidi-me às últimas partilhar convosco um projecto pessoal realizado há três anos 'From Ashes to Ashes'.

Quem me segue e conhece, sabe que sou da zona de Leiria, mais concretamente da cidade da Marinha Grande. Quem conhece esta zona sabe que tudo em redor outrora foi verde.... muito verde! Faz hoje três anos que a Mata do Rei, o Pinhal de Leiria, o nosso 'jardim' ardeu!

Na altura foi um choque! Imagino que para todos os que vivem ou visitam esta zona o sentimento tenha sido semelhante. Demorei semanas a conseguir ir dar a 'volta dos tristes', como costumamos chamar ao passeio domingueiro pela mata. Quando o fiz pela primeira vez, foi em silêncio e não nego que os meus olhos tenham humedecido perante um mar negro que agora se estendia no nosso horizonte.

Três anos voltados, recordo um projecto realizado nesse mar negro 'From Ashes to Ashes' , numa ânsia que situações destas não caiam em esquecimento e sobretudo que não se voltem a repetir. Um projecto que já há muito tinha sido idealizado, mas que na verdade nunca teria pensado que chegaria a concretizar. Um cenário apocalíptico que não queria tão perto de minha casa. Um ar irrespirável que não queria sentir ao abrir a janela. Um lugar que tão pouco tempo antes simbolizava tanta vida, agora tão deserto, tão silencioso, tão negro.

Mas a Mãe Natureza é incrível, e acredito que a nossa mata vá regenerando aos poucos. Não com os seus grandes pinheiros... mas pelo menos que consiga voltar a ser a casa das várias espécies de animais e plantas que co-habitavam na zona. Que possamos voltar a ouvir os passarinhos cantar e a sentir o cheiro a caruma e pinhoca.

 

Galeria // From Ashes to Ashes

 

Projecto: From Ashes to Ashes, 2017

Modelo: Melissa Silva

Vídeo: Ivo Louro

 


Comments

No comments posted.
Loading...